12 pubs de Natal: conheça essa tradição irlandesa

12 pubs de Natal: conheça essa tradição irlandesa

Elizabeth Gonçalves

10 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Não é segredo para ninguém que os irlandeses são bem chegados numa bebida. Pois, então, você certamente já deve ter ouvido falar no desafio dos 12 pubs de Natal, não é mesmo?

Na verdade, essa é uma tradição natalina relativamente nova na Irlanda, que foi se consolidando cada vez mais nos últimos dez anos. No início, apenas os bebedores mais experientes embarcavam nessa difícil tarefa de beber 12 pints em uma única noite, porém, agora essa brincadeira vem atraindo grupos de amigos, colegas de trabalho e até familiares.

E se você já está na Irlanda, embarque nessa com o E-Dublin, pois faremos o roteiro 12 pubs no dia 20 de dezembro e a galera já está animada.

A brincadeira

Maratona dos pubs é tradição na Irlanda. Foto: Shutterstock

Maratona dos pubs é tradição na Irlanda. Foto: Shutterstock

Para quem não conhece, os 12 pubs de Natal trata-se de uma versão ampliada de um pub crawl (que nada mais é do que visitar diversos bares em uma mesma noite e fazer novas amizades com pessoas de todo o mundo). A diferença é que todos os participantes entram no ritmo natalino e tiram do guarda-roupa seus melhores Christmas Jumpers, ornamentos e até fantasias.

E se você pensa que a missão mais difícil da noite é beber as 12 pints, está bem enganado! Cada grupo faz as suas próprias regras para a brincadeira, o que pode tornar a noite um desafio e tanto. Entre as normas mais comuns, estão:

– não beber com a mão direita no primeiro pub
– não apontar pra ninguém no segundo
– não falar com conhecidos no terceiro
– não usar o banheiro no quarto bar
– beber somente água no quinto

E assim por diante…

Obviamente, quem desrespeitar as regras será penalizado – e advinha qual o castigo? Beber ainda mais!

O roteiro do E-Dublin 12 Pubs de Natal 2019

Roteiro 12 Pubs do E-Dublin que acontece no dia 20 de desembro. Fonte: Google

Roteiro 12 Pubs do E-Dublin que acontece no dia 20 de dezembro. Fonte: Google

Uma boa dica é planejar o trajeto da noite com antecedência. Isso evita perda de tempo e também discussões entre membros do grupo na hora de escolher a próxima parada. Além disso, muitos bares de Dublin vêm banindo a entrada de participantes da brincadeira, portanto, vale ficar atento.

Entre os roteiros mais comuns, está a boêmia região do Temple Bar, onde não faltam opções de pubs. Outra alternativa é explorar a região da George e Camden Street, onde estão bares queridinhos do público, como Whelans, The Globe, Mercantile, entre outros.

Cuidados

Apesar de bem divertida, essa tradição é um tanto quanto controversa. Afinal, beber 12 pints não é nem um pouco saudável.

O Natal nos pubs 12 pints na noite. Você vi dar conta? Foto: Shutterstock

O Natal nos pubs 12 pints na noite. Você vi dar conta? Foto: Shutterstock

Portanto, se você vai encarar o desafio, lembre-se de fazer uma boa refeição antes de sair de casa e de se manter hidratado, acompanhando cada dose de bebida alcoólica com um copo d’água. E também não se esqueça de uma regra bem importante: se beber, não dirija! Se você tem carro na Irlanda, deixe ele em casa e opte pelo transporte público ou táxi.

E, lembre-se, no fundo você não precisa tomar 12 pints! Apesar das regras do seu grupo, cada um é livre para se adaptar ao que mais lhe convém e também não há nada de mais em desistir da brincadeira antes fo final – aliás, isso é mais comum do que se imagina! O mais importante é se divertir.

E pra vocês que vão cumprir esse desafio até o final: boa sorte com a ressaca e Feliz Natal!

Revisado por Tarcísio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@e-dublin.com.br

Avatar
Elizabeth Gonçalves, Elizabeth Gonçalves é jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar