5 dúvidas sobre o seguro saúde para intercambistas

5 dúvidas sobre o seguro saúde para intercambistas

Colaborador E-Dublin

1 ano atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Hoje vamos desvendar em 5 questões rápidas as principais dúvidas sobre o seguro saúde exigido para quem vem estudar na Irlanda!

O seguro saúde é obrigatório para estudantes com permanência maior que 90 dias. Crédito: Valeriya Potapova | Dreamstime.com

O seguro saúde é obrigatório para estudantes com permanência maior que 90 dias. Crédito: Valeriya Potapova | Dreamstime

1. Vou para Irlanda como estudante, a minha agência me ofereceu o seguro básico da GTA. Ele vale para a imigração?

NÃO! A imigração exige o SEGURO GOVERNAMENTAL, ou um seguro saúde estabelecido na Irlanda (VHI, Laya, Hibernian Aviva) são apenas alguns nomes citados pela própria Citizens Information. O problema é que o seguro governamental irlandês só tem cobertura na Irlanda. Sendo assim, você fica quite com a imigração para solicitar o visto de estudante, mas se quiser viajar pela Europa com segurança, precisará adquirir um segundo seguro, que pode ser o GTA ou qualquer outro com cobertura no continente.

2. Vou para Irlanda estudar, mas ficarei menos de 90 dias. Preciso adquirir o seguro governamental?

NÃO! Até 90 dias, você poderá ter acesso ao país na condição de turista e, consequentemente, não precisa cumprir as exigências para visto de estudante (Stamp 2)! Porém, mesmo na condição de turista, a imigração pode te solicitar um seguro saúde/viagem para o período da sua estadia! Neste caso, é sempre bom portar um seguro pelo tempo de sua viagem, seja ela só para a Irlanda ou com cobertura para outros países europeus.

O governo irlandês indica algumas empresas para o seguro saúde para estudantes. Crédito: Visivasnc | Dreamstime.com

O governo irlandês indica algumas empresas para o seguro saúde para estudantes. Crédito: Visivasnc | Dreamstime

3. E o GTA, posso usá-lo durante minha viagem pela Europa?

SIM! O GTA ficou muito popular entre os estudantes que vinham para a Irlanda estudar anos atrás. Ele continua sendo um seguro viagem que atende as necessidades de turistas brasileiros pela Europa. O ideal é pesquisar na internet e nas agências de viagens quais são as opções de seguros para a Europa.

4. Tratado de Schengen x seguro viagem?

Vale lembrar que muitos dos países do bloco europeu participam do Tratado de Schengen. Com ele, brasileiros não precisam aplicar para visto, porém, entre as exigências, solicita-se uma Assistência Viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. Para os países que não fazem parte do tratado (como é o caso da Irlanda), este valor pode variar um pouco, porém, o porte de um seguro saúde/assistência viagem, continua sendo pré-requisito básico. Algumas empresas de cartões de crédito, como a bandeira VISA, oferecem aos clientes o seguro como cortesia para o período de 30 dias. Se você for fazer uma viagem curta, vale verificar se você tem direito a algum seguro viagem.

5. O que é ideal, já que estou indo como estudante?

O E-Dublin recomenda simplificar! Como a maioria dos estudantes acaba viajando para outros países durante o intercâmbio, nossa dica é: adquira o Seguro Governamental para fins de imigração e visto, e um outro particular para te assegurar durante suas viagens pela Europa!

Por que o seguro particular também é fundamental? Principalmente porque, estando na Europa, o cidadão não europeu não tem direito a nenhum serviço público local, sobretudo com o visto de estudante. Então, no caso de qualquer eventualidade, se você não tiver em posse um seguro saúde válido, isso tornará a sua vida e/ou de seus familiares bem difícil. Se precaver é sempre o melhor caminho – sem contar a tranquilidade!

Acesse também o guia irlandês completo, sobre seguro para não europeus.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@e-dublin.com.br

Avatar
Colaborador E-Dublin, Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do E-Dublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no E-Dublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar