5 habilidades que você vai ganhar trabalhando durante o intercâmbio

5 habilidades que você vai ganhar trabalhando durante o intercâmbio

Elizabeth Gonçalves

10 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Um dos requisitos básicos para se embarcar num intercâmbio é estar com a mente aberta para conhecer novas pessoas e aproveitar oportunidades, o que também envolve encarar o mercado de trabalho com uma visão diferente e, na maioria dos casos, trabalhar em áreas bem distantes da nossa formação profissional.

Se você ainda está em cima do muro se perguntando se realmente vai valer a pena investir uma grana para essa experiência chamada intercâmbio, não deixe de participar do E-Dublin XP III, que chega com força total no dia 16 de março de 2019 em São Paulo. Mais do que uma feira de intercâmbio, o E-Dublin XP também traz informações sobre o mercado irlandês e em todas as suas possibilidades, inclusive profissionais.

Anota aí na agenda e não deixe o seu ingresso para a última hora, pois você pode ficar sem! #edublinxp #xp3

Trabalho casual no intercâmbio vai te ajudar a desenvolver habilidades para o futuro. Foto: Marek Uliasz | Dreamstime

Trabalho casual no intercâmbio vai te ajudar a desenvolver habilidades para o futuro. Foto: Marek Uliasz | Dreamstime

Os trabalhos casuais que realizamos durante o intercâmbio contribuem bastante para o nosso desenvolvimento pessoal, já que com eles desenvolvemos habilidades que podem ser muito úteis para nossas futuras aspirações. Confira algumas delas:

1. Comunicação

Aprender a se comunicar fluentemente em inglês é uma das principais bagagens que um emprego casual durante o intercâmbio pode te proporcionar. É bem verdade que trabalhar na área de atuação é o desejo de todos, mas é preciso considerar também que, para tal, um nível de fluência mais aprimorado também é exigido. Por isso, quando desempenhamos outras funções, mesmo que muito aquém das nossas habilidades, elas contribuem consideravelmente no processo de autoconfiança para nos comunicarmos de forma eficaz.

O contato diário com colegas de trabalho, chefes e clientes, mesmo naqueles poucos minutos de interação ao anotar um pedido – ou de tentar compreender o trabalho a ser realizado – pouco a pouco vai agregando no vocabulário e na segurança ao se expressar na língua estrangeira. É claro que, principalmente no começo, você nem sempre conseguirá compreender todas as informações, mas tenha em mente que esse período de exposição é o ambiente ideal para aprender, aprimorar suas áreas potenciais e melhorar a comunicação de uma forma geral.

2. Diversidade Cultural

O mercado de trabalho europeu atrai pessoas das mais diversas nacionalidades. Assim, durante a sua experiência profissional no intercâmbio, você vai conviver com pessoas que de outra maneira jamais teria a oportunidade de conhecer. Isso, sem dúvida, irá enriquecer a sua consciência e sensibilidade cultural.

Essa flexibilidade cultural pode ser um ingrediente fundamental na sua próxima prospecção profissional, sobretudo para aqueles que apostam nas multinacionais instaladas na Irlanda.

Trabalho vai te ajudar no aprendizado do inglês. Foto: Kiosea39 | Dreamstime

Trabalho vai te ajudar no aprendizado do inglês. Foto: Kiosea39 | Dreamstime

3. Desenvolvimento Pessoal

Trabalhar durante o intercâmbio também contribui bastante para o amadurecimento e desenvolvimento pessoal. Levantar cedo aos finais de semana ou ter que cancelar os planos com os amigos por causa do trabalho não é legal e, apesar dos benefícios de um trabalho casual nem sempre parecerem superar os pontos negativos, demonstrar iniciativa, motivação e disciplina sem dúvida vai fazer diferença nos seus futuros empregos.

4. Tolerância ao Estresse

Trabalhar em ambientes como cafés, restaurantes e lojas é bem comum para os intercambistas. Assim, como você pode imaginar, esses trabalhos podem ser bem estressantes. Mesmo assim, desta forma aprende-se a desenvolver uma tolerância maior, além da capacidade de se manter calmo, independente da situação.

Trabalho casual aumenta tolerância ao estresse; Foto: Imagegeneration | Dreamstime

Trabalho casual aumenta tolerância ao estresse. Foto: Imagegeneration | Dreamstime

5. Flexibilidade e Adaptação

Seja qual for o trabalho que você realizar durante seu intercâmbio, você certamente se dará conta de que tem realizado um papel muito maior na empresa do que aquele estabelecido no seu contrato. Aprender a ser flexível e a se adaptar a situações dinâmicas são requisitos básicos para sucesso em qualquer tipo de trabalho. Portanto, o intercâmbio é uma ótima oportunidade para começar a colocar essas habilidades em prática.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@e-dublin.com.br

Avatar
Elizabeth Gonçalves, Elizabeth Gonçalves é jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar