Belezas naturais e muita cultura esperam por você em Sligo

Belezas naturais e muita cultura esperam por você em Sligo

Elizabeth Gonçalves

1 ano atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Sligo pode ser pequenininha, mas essa cidade, situada no condado de mesmo nome no noroeste do país, desempenha um importante papel histórico, cultural e comercial na Irlanda.

Slingo é encantadora e repleta de belezas naturais. Crédito: Madrugadaverde | Dreamstime.com

Slingo é encantadora e repleta de belezas naturais. Crédito: Madrugadaverde | Dreamstime.com

Terra do famoso poeta irlandês W.B. Yeats, Sligo também é um popular destino turístico. E isso não se dá a toa, afinal, o condado onde está localizada é considerado um dos mais bonitos da Ilha Esmeralda, cujas belezas naturais incluem praias e montanhas.

Como chegar

De carro: saindo de Dublin, a viagem dura pouco mais de duas horas e meia pelas rodovias M4 e N4.

De ônibus: diariamente, há cerca de dez opções de horários saindo de Dublin em direção a Sligo. O preço da passagem é de aproximadamente 22 euros ida e volta e a viagem dura em torno de 3h40 minutos.

De trem: diariamente, trens conectam a Connolly Station, no centro de Dublin, à estação MacDiarmada, em Sligo, em sete horários diferentes. O percurso dura pouco mais de três horas e as passagens custam 40.25 euros. Estudantes pagam 24 euros.

Onde ficar

Sligo conta com diversas opções de hospedagem, que inclui os práticos Bed and Breakfast (B&B), além de hotéis. Para economizar nesse quesito, não deixe de fazer a sua reserva com antecedência.

O que fazer

The Model Centre of Arts abriga exposições fixas de diversos artistas irlandeses. Crédito: reprodução site The Model

The Model Arts Centre abriga exposições fixas de diversos artistas irlandeses. Crédito: reprodução site The Model

Você certamente não vai ficar entediado em Sligo, já que a cidade conta com inúmeras atrações que merecem ser conferidas. Uma delas é o The Model Arts Centre: esse espaço cultural abriga uma galeria de arte, cinema, livraria, um espaço para performances e também estúdios de arte no andar superior, de onde é possível ter uma bela vista da cidade. O local sedia uma das mais importantes coleções de arte da Irlanda, composta por trabalhos de grandes artistas irlandeses do século 20, como Jack B. Yeats, Patrick Collins, Sean McSweeney, Patrick Hall e Nick Miller.

Sligo Abbey: essa abadia, construída em 1252, passou por um incêndio em 1414 e foi seriamente danificada durante a Revolta de 1641. Mesmo assim, ainda hoje seu altar, construído no século 15, continua preservado.

Sligo Abbey continua parcialmente preservada depois de um incêndio. Crédito: Louise Roach | Dreamstime.com

Sligo Abbey continua parcialmente preservada depois de um incêndio. Crédito: Louise Roach | Dreamstime.com

Yeats Memorial Building: a casa de tijolos vermelhos é sede da Yeats Society Sligo, que tem como objetivo promover o legado do poeta, além de apoiar as comunidades artísticas locais. O espaço abriga, também, uma exposição permanente e uma biblioteca.

Outro ponto turístico em Sligo é a estátua do escritor William Butler Yeats. Ela está localizada no centro da cidade, em frente a uma agência do Ulster Bank, na Stephen Street. A estátua foi inaugurada em 1989, no aniversário de 50 anos de morte do escritor. Um ponto interessante é que na escultura estão gravados trechos dos poemas mais famosos de Yeats.

E se você estiver por lá num sábado, não deixe de dar uma conferida no Sligo Farmers Market. Ele acontece no centro da cidade e são vendidos frutas e legumes orgânicos.

Onde comer

Quando se trata de comida, Sligo também não decepciona. Entre os locais para se saborear uma boa refeição está o WB’s Coffee House, um pequeno café localizado ao lado da estátua do famoso poeta irlandês, cuja decoração fofa traz versos de poemas de Yeats. O menu inclui opções para o café da manhã, almoço e chá da tarde. O destaque fica para os bolos caseiros, especialidade da casa!

Café tem ambiente amigável e inspirador. Reprodução Facebook WB Coffee

Café tem ambiente amigável e inspirador.
Reprodução Facebook WB’s Coffee House

Já no Osta Café é possível encontrar no menu refeições glúten free e também veganas. Eles utilizam em seus pratos verduras e legumes frescos, fornecidos por produtores locais. Entre os destaques do Osta está a grande seleção de chás e os deliciosos cafés.

Revisado por Tarcísio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@e-dublin.com.br

Avatar
Elizabeth Gonçalves, Elizabeth Gonçalves é jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar