Bloomsday Festival 2018

Bloomsday Festival 2018

Ávany França

1 ano atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

bloomsday-011

Imagine usar mais de 900 páginas para contar uma história que se passa em apenas um dia. Agora imagine que essa história se torna uma dos maiores clássicos da literatura mundial. Imaginou? Esse é o caso de Ulysses, a obra do aclamado escritor irlandês James Joyce, que narra um dia na vida do irlandês Leopold Bloom.

É daí, também, que vem a origem do Bloomsday. Bloom, vindo do sobrenome do personagem principal da saga de James, que se passa no dia 16 de junho de 1904. Por isso, todos os anos, no dia 16 de junho, fãs do mundo todo homenageiam o autor.

Reprodução: jamesjoyce.ie

Reprodução: jamesjoyce.ie

Domínio Público

Desde 2012, os fãs da boa literatura tem um motivo especial para comemorar o Bloomsday. Naquele ano, o trabalho de James Joyce caiu em domínio público, ou seja, a família do autor não tem mais controle sobre os direitos autorais das obras – os direitos são respeitados até 70 anos após a morte do autor. Joyce morreu em 1941.

Reprodução: jamesjoyce.ieO domínio público de James Joyce é um marco para estudiosos do autor, que enfrentavam o protecionismo do neto e detentor dos direitos das obras, Stephen James Joyce. Stephen proibiu biografias, citações em trabalhos acadêmicos e até leituras públicas das obras do avô, sendo conhecido como um dos herdeiros que mais prejudicou a literatura.

Acesso facilitado à obra

Com o domínio público, as editoras não precisam mais pagar para reproduzir as obras do autor, o que barateia, e muito, o custo dos livros. Dá para comprar Ulysses pela bagatela de cinco euros ou até menos!

Programação 2018

Se você conhece pouco sobre esse personagem célebre da literatura irlandesa, que tal descobrir um pouco mais sobre ele, acompanhando alguns dos eventos que homenageiam Joyce?

Durante a semana que antecede a data comemorativa, uma programação recheada fica por conta do James Joyce Centre, o museu que homenageia o escritor. Os organizadores também convidam os participantes a irem caracterizados com os estilos de época dos anos 40, para criar uma atmosfera diferente nos eventos.

Confira alguns dos principais eventos do festival (corra pois a maioria esgota rápido):

11 à 15 de Junho – Bloomsday Walking Tours – passeios turísticos à pé (consulte horários, preços e disponibilidade de ingressos aqui);

12 de Junho – Joycean Pub Crawl 

12 de Junho – Bloomsday Fashion Workshop

13 de Junho – Joyce By Bus (Bus Tour)

16 de Junho – Bloomsday Breakfast ou Chá da Tarde – ÚLTIMOS INGRESSOS RESTANTES

16 de Junho – Bloomsday no James Joyce Centre. Informações aqui. Não esqueça de ir no melhor estilo, para sair bem nas fotos! ;)

E ainda tem muito mais. Confira a programação completa aqui.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@e-dublin.com.br

Avatar
Ávany França, Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar