Conheça a bela Westport

Conheça a bela Westport

Elizabeth Gonçalves

1 ano atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

A pequena cidade de Westport conquista pelo charme, natureza e simpatia de seus habitantes. Crédito: Frank Bach | Dreamstime.com

A pequena cidade de Westport conquista pelo charme, natureza e simpatia de seus habitantes. Crédito: Frank Bach | Dreamstime.com

Você já ouviu falar em Westport? Pois essa cidade do condado de Mayo, no Oeste da Irlanda, já foi eleita pelo jornal irlandês The Irish Times como o melhor lugar do país para se viver.

O título não se dá a toa, já que a cidade não decepciona no quesito beleza natural e ainda possui uma atmosfera vibrante, independentemente da estação do ano. E tudo isso também se associa à simpatia e hospitalidade da população local.

População

Westport é a terceira maior cidade do condado de Mayo e possui uma população com pouco mais de 6000 habitantes.

Como chegar

De carro: A cidade pode ser facilmente acessada de carro a partir de Dublin, pelas estradas N4 e N5, num percurso que leva pouco mais de 3 horas.

De trem: Para quem quiser ir de trem, há uma grande diversidade de horários partindo da Heuston Station, em Dublin, diariamente. A viagem dura em torno de 3 horas e as passagens de ida e volta custam 34 euros para estudantes.

De ônibus: O trajeto de ônibus dura pouco mais de quatro horas, saindo de Dublin. As passagens de ida e volta custam em torno de 26 euros para adultos. A viagem a partir de Galway leva duas horas e de Sligo, até duas horas e meia.

Onde ficar

A Westport House é uma das atrações da cidade, principalmente para quem tem crianças. Crédito: Gabriela Insuratelu | Dreamstime.com

A Westport House é uma das atrações da cidade, principalmente para quem tem crianças. Crédito: Gabriela Insuratelu | Dreamstime.com

Mesmo pequena, a cidade conta com uma diversidade de opções de hospedagem. Entre os hotéis, estão o Westport Woods, Castlecourt, Westport Plaza, além do quatro estrelas Knockranny House. Também há várias opções de pousadas, cujos preços são mais acessíveis e geralmente incluem café da manhã.

O hostel mais próximo de Westport fica a 7 km do centro da cidade, aos pés da montanha Croagh Patrick, mas há linhas de transporte público conectando a vila à cidade durante todos os dias da semana.

O que fazer

Westport é perfeita para o ciclismo e, inclusive, conta com uma trilha de 42 quilômetros, a Greenway, que é a maior do país. Para quem está em forma, é possível fazer todo o percurso em um único dia. Se este não é o seu caso, não precisa encarar o percurso inteiro, mas vale dar umas pedaladas pela trilha. Com relação à bike, não é necessário se preocupar, já que é possível alugá-la no local.

A cidade também é conhecida dos bikers de plantão, graças à Greenway. Crédito: Hannahsakura | Dreamstime.com

A cidade também é conhecida dos bikers de plantão, graças à Greenway. Crédito: Hannahsakura | Dreamstime.com

A cerca de 8 km de Westport, está a Croagh Patrick, a terceira maior montanha do condado de Mayo, sendo uma ótima opção para caminhada. Para quem pretende se aventurar e escalar a montanha, os meses mais indicados são os de verão – de abril a setembro.

Passear pela Old Head, uma pequena praia localizada a 20 minutos de Westport, é outra maneira de se conectar com a natureza. A região também conta com várias outras belas praias de água cristalina.

Ao redor da cidade há, também, o Parque Nacional Ballycroy. Ele é composto por mais de 11 mil hectares e é cercado por montanhas. O parque também desenvolve um importante papel na preservação de animais e plantas que são encontrados no local.

Já para o público infantil e para quem quer curtir com a família, o destaque fica para a Westport House, uma mansão vitoriana construída em 1730, com belos jardins e um parque de diversões com atrações como Splash, Navio Pirata, Montanha Russa, entre outras.

Onde comer

O tradicional Matt Molloy recebe festivais tradicionais. Crédito: Paul Keeling | Dreamstime.com

O tradicional Matt Molloy’s recebe festivais tradicionais. Crédito: Paul Keeling | Dreamstime.com

Westport é repleta de cafés e restaurantes, basta uma caminhada pela Bridge Street, na região central, e pelas ruazinhas ao redor para se deparar com boas opções.

Quando se trata de vida noturna, a cidade também não deixa a desejar, principalmente porque a maioria dos seus pubs conta com música ao vivo diariamente. Entre os destaques está o Matt Molloy’s, onde é possível curtir música e dança tradicional irlandesa.

Porque ir

A cidade já ganhou diversos prêmios e é reconhecida não só por sua beleza, mas também pela simpatia dos seus habitantes. Portanto, para quem ainda não conhece, vale a pena incluir na lista de destinos irlandeses a serem explorados!

Revisado por Tarcísio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@e-dublin.com.br

Avatar
Elizabeth Gonçalves, Elizabeth Gonçalves é jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar