Conheça o Rio Liffey, um dos cartões-postais de Dublin

Conheça o Rio Liffey, um dos cartões-postais de Dublin

Colaborador E-Dublin

1 ano atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Saber um pouco mais sobre a história do lugar onde você fará o intercâmbio é fundamental para uma boa experiência. Em se tratando de Dublin, um dos cartões-postais mais emblemáticos é o rio Liffey, que divide a cidade.

Neste texto, vamos apresentar algumas curiosidades e um pouco da história do rio mais famoso da Ilha Verde e que, certamente, você conhecerá quando visitar o país.

Um pouco do Rio Liffey

O rio Liffey nasce perto da montanha de Kippure e corre até chegar ao mar da Irlanda. Antigamente — para ser mais exato, lá na época dos Vikings — ele era usado como rota de comércio. Porém, hoje em dia, só é possível entrar nele para fazer passeios pela cidade com barcos autorizados.

Uma curiosidade interessante é que esse rio funciona como se fosse uma localização da cidade, o que facilita para as pessoas que estão aqui a turismo — e, especialmente, para localizar os estudantes nos primeiros dias de intercâmbio em Dublin.

Outros cartões postais da cidade também estão às margens do Rio Liffey. © Madrugadaverde | Dreamstime.com

Outros cartões postais da cidade também estão às margens do Rio Liffey. © Madrugadaverde | Dreamstime

Para se ter uma noção da importância desse rio em Dublin, ele divide a cidade entre Norte e Sul. Esse limite é feito da seguinte forma: regiões postais ímpares pertencem ao Norte e regiões postais pares, ao Sul. Porém, antigamente, essa divisão era muito conhecida como “uma parte de ricos e outra de pobres”.

O centro da cidade conta com uma exceção, pois ele é formado por Dublin 1, que é do Norte, e por Dublin 2, que é do Sul. Ou seja, eles estão juntos e, consequentemente, a quantidade de culturas é maior nessa parte da cidade.

As famosas pontes do Rio Liffey

O Rio Liffey é um dos pontos mais fotografados na Irlanda. © Bartkowski | Dreamstime.com

O Rio Liffey é um dos pontos mais fotografados na Irlanda. © Bartkowski | Dreamstime

Outra particularidade do rio mais famoso da Irlanda são suas pontes. Vale um passeio longo por suas margens para apreciar as belíssimas pontes ao longo do rio. Algumas mais antigas, outras nem tanto assim — num total de 24!

Seán Heuston Bridge

Essa ponte foi criada no ano de 1828 e está na frente da estação de trem de Heuston. Apesar de ter sido criada em 1828, ela foi inaugurada só no ano de 1846 e é considerada uma das maiores pontes que existem na cidade.

Rory O’More Bridge

Toda produzida em madeira, essa ponte foi construída no ano de 1670 e é conhecida como Barrack Bridge ou Bloody Bridge. Porém, para você que vai fazer intercâmbio em Dublin agora, não pense que vai encontrar essa ponte ainda em madeira, pois ela foi reformada e, hoje, é feita com pedras. Ainda assim, não deixa de ser incrível.

Samuel Beckett

O Rio Liffey também é observador dos avanços tecnológicos e da modernidade da capital irlandesa. Um bom exemplo disso é a Ponte Samuel Beckett, que leva o nome do escritor famoso e está localizada em uma das regiões mais modernas de Dublin, celeiro de empresas de grande porte. A ponte foi desenhada para remeter a uma harpa, outro símbolo importante da cultura irlandesa.

A Ponte Samuel Beckett representa a parte mais moderna que acompanha o fluxo do Rio Liffey. © Pavel Losevsky | Dreamstime.com 2 1285 3

A Ponte Samuel Beckett representa a parte mais moderna que acompanha o fluxo do Rio Liffey. © Pavel Losevsky | Dreamstime

Mas, em vez de dissertar sobre cada uma das pontes aqui, convidamos a conhecer nosso álbum no Facebook com as 24 pontes que cortam o rio Liffey. Tenho certeza de que vai aguçar ainda mais a vontade de conhecer esta cidade!

Esta publicação é um oferecimento da STW INTERCÂMBIO | STUDY TRAVEL WORK

A STW Intercâmbio vem prestando serviços especializados na área de intercâmbio cultural, vendas de passagens aéreas e consultoria para brasileiros no exterior. Tem parceria com as melhores instituições de ensino, residências estudantis e companhias de assistência médica internacional.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@e-dublin.com.br

Avatar
Colaborador E-Dublin, Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do E-Dublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no E-Dublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar