Dublin é eleita uma das 10 melhores cidades do mundo para se morar

Dublin é eleita uma das 10 melhores cidades do mundo para se morar

Elizabeth Gonçalves

6 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Dublin volta a ser uma das top 10 cidades mais habitáveis para europeus no ranking mundial da consultoria ECA International.

De acordo com o Relatório Anual da consultoria, realizado com expatriados europeus ao redor do mundo, Dublin retorna ao topo da lista em 2018 após ter perdido a posição no ano anterior devido a problemas de falta de moradia.

Dublin é eleita uma das melhores cidades do mundo para se morar segundo expatriados europeus. Foto: Ian Whitworth | Dreamstime

Dublin é eleita uma das melhores cidades do mundo para se morar segundo expatriados europeus. Foto: Ian Whitworth | Dreamstime

A pesquisa classifica cidades do mundo inteiro com base em vários fatores de habitabilidade, como por exemplo: a disponibilidade de serviços de saúde, moradia e serviços públicos, acesso a opções de lazer e entretenimento, infraestrutura, tensões políticas, qualidade do ar, entre outras. Segundo o relatório final, Dublin empatou em nono lugar, ao lado de Luxemburgo e Gotemburgo.

Isso coloca a capital irlandesa à frente de cidades como Zurique (14), Viena (17) e Edimburgo (19), mas atrás das principais cidades como Copenhague e Berna, e Genebra, que ocupam, respectivamente, o topo da lista. No total foram avaliadas 480 cidades em todo o mundo.

cidades mais habitáveis

O relatório destaca que Dublin oferece um elevado nível de qualidade de vida para expatriados europeus, além da melhoria em setores como infra-estrutura, e saúde. A pesquisa também retorna uma opinião geral de que os expatriados se sentem mais seguros em Dublin depois de escurecer do que em muitas outras cidades.

Ao redor do mundo

O Reino Unido não obteve um desempenho muito bom na pesquisa, apenas Edimburgo, capital da Escócia está no top 20, com a 19ª posição no ranking. Londres e Glasgow ficaram com a 49ª e 57ª posição, respectivamente.

Fora da Europa, Toronto, no Canadá, é considerada uma das melhores cidades para se viver, de acordo com os expatriados europeus entrevistados na pesquisa.

Toronto é cidade canadense preferida dos expatriados. Foto: Chrisstanley | Dreamstime.com

Toronto é cidade canadense preferida dos expatriados. Foto: Chrisstanley | Dreamstime

Camberra e Wellington na Austrália também oferecem boa qualidade de vida para imigrantes europeus. Já na Ásia, Singapura é a cidade favorita dos expatriados e a única do continente a ocupar uma posição entre as 100 primeiras.

De acordo com o relatório, nenhuma cidade da América do Sul figura entre as 100 primeiras posições do ranking.

Custo de vida

Apesar de ocupar o topo do ranking mundial de melhores cidades para se viver, Dublin também é eleita uma das 100 cidades mais caras do mundo, segundo o relatório de custo de vida divulgado pela ECA International em 2018.

Dublin avançou 48 posições na pesquisa, pulando para o 72º lugar no último ano. Assim, atualmente o custo de vida na capital irlandesa chega a superar o de cidades como Dubai e a região do Vale do Silício, em São Francisco.

Segundo o ranking, Caracas, na Venezuela é a cidade mais cara do mundo, isso se deve ao elevadíssimo índice de inflação e à instabilidade política. As cidades suíças Zurique, Genebra, Basel e Berna, completam o top 5 no ranking custo de vida.

Avatar
Elizabeth Gonçalves, Elizabeth Gonçalves é jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar