Festas populares celebram São João na Europa

Festas populares celebram São João na Europa

Rubinho Vitti

1 ano atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Assim como diversas manifestações culturais, a festa junina do Brasil é uma herança vinda do hemisfério Norte.

Apesar de ser genuinamente brasileira, com seu estilo próprio, as celebrações de São João acontecem em diversos países europeus há muitos séculos. Elas acontecem sempre no dia de nascimento de São João Baptista que, segundo a bíblia, veio ao mundo seis meses antes de Jesus Cristo, 24 de junho.

Porém, a tradição destas festas são remetidas ao paganismo e ao povo Celta, quando se celebrava o solstício de verão sempre próximo ao dia 20 de junho.

Sendo assim, durante junho e julho, países como Portugal, Espanha e França realizam diversos eventos com direito a fogueira, balões, muita comida e danças típicas.

Porto é sede da festa em Portugal

Festa de São João de Porto é uma das mais populares da Europa. Foto: Dimaberkut/Dreamstime

Festa de São João de Porto é uma das mais populares da Europa. Foto: Dimaberkut/Dreamstime

A Festa de São João de Porto é considerada de extrema importância para a agenda cultural e tradicional de Portugal. O evento acontece no norte do país há seis séculos, no dia 23 de junho, sendo um dos mais frequentados festivais de rua de toda a Europa. Entre as comidas populares estão caldo verde, sardinha e churrasco. Além da fogueira e dos fogos, balões são soltos e iluminam o céu de Portugal com a chegada da noite.

Fogueira como símbolo na França

Festa Junina com sotaque francês. Assim é a Fete de la Saint Jean, também conhecida como a festa de verão de São João. Ela é tradicionalmente realizada no dia 24 de junho, mas também pode acontecer em outras datas próximas, dependendo da região. Assim como no Brasil, a fogueira é um dos símbolos da celebração.

Kupala Night é tradição na Ucrânia e Polônia

Celebração do Kupala Night, na Ucrânia. Foto: Sergemi/Dreamstime

Celebração do Kupala Night, na Ucrânia. Foto: Sergemi/Dreamstime

Ucrânia e Polônia celebram a chamada Kupala Night na noite de 6 de julho. Também relacionada com o solstício de verão, a data vem da tradição eslava. Entre os rituais da Kupala Night está o uso da água como símbolo de fertilidade e purificação. Outro ritual vem do fogo, com o público saltando sobre chamas de uma fogueira, demonstrando fé e coragem.

Midsommarafton celebra o verão na Suécia

Cirandas, assim como quadrilhas, são parte importante de diversas celebrações pela Europa. Foto: Agusyonok/Dreamstime

Cirandas, assim como quadrilhas, são parte importante de diversas celebrações pela Europa. Foto: Agusyonok/Dreamstime

O início do Verão também é celebrado na Suécia. O feriado de Midsummer Day acontece desde 1953, sempre em um sábado entre os dias 20 e 26 de junho — neste ano cai em 23 de junho. Enfeites com guirlanda são dispostos nas festas junto com bandeiras e flores. A ciranda também é uma dança, assim como a quadrilha, usada para celebrar. Não faltam comidas típicas, roupas coloridas e coroas de flores para as mulheres.

Sankt Hans ou São João em dinamarquês

Na Dinamarca e na Noruega, o dia 23 de junho é comemorado como Sankt Hans — antigo nome dinamarquês para São João Baptista. Mais uma vez o fogo é o principal elemento para a celebração. As cidades acendem suas fogueiras em praias, campos, barcos no meio de lagos e rios, geralmente com a figura de uma bruxa queimando no alto das labaredas, uma tradição que ocorre desde 1920.

Espanha para no dia de São João

Fogos de artifício durante festa de São João, na Espanha. Foto: Fosterss/Dreamstime

Fogos de artifício durante festa de São João, na Espanha. Foto: Fosterss/Dreamstime

As festas de São João são celebradas na Espanha durante o mês de junho. Geralmente, começam na quinta-feira após o Dia de São João, 24 de junho. Os eventos seguem até a segunda-feira seguinte. A festa é uma das mais parecidas com as festas juninas brasileiras, pelas cores, as danças, fogueira, fogos de artifício, as guloseimas e a importância em participar. Entre as cidades mais famosas para celebrar a data estão Alicante, Lanjarón, Catalunha, Menorca e Galícia.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@e-dublin.com.br

Avatar
Rubinho Vitti, Rubinho Vitti é jornalista de Piracicaba, SP. Vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar