PPS: Será que você precisará de um?

PPS: Será que você precisará de um?

Carol Braziel

12 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Se você decidiu estudar ou morar na Irlanda e começou a pesquisar o máximo de informações sobre o país, é certeza que já tenha lido ou ouvido falar sobre o PPS (Personal Public Service Number). Mas o que é e para que serve? Aqui contamos um pouco, além do passo-a-passo para que você possa se preparar.

PPS

O que é?

O PPS é o equivalente ao nosso CPF no Brasil, sendo o número de referência para o acesso aos benefícios de assistência social, informações e serviços públicos como a carteira de motorista, necessário para se registrar e trabalhar legalmente no país.

Novidades

Antes, todo intercambista, ao chegar no país, tinha na sua lista de prioridades tirar seu PPS, assim como abrir a conta no banco e tirar seu visto para estudo/trabalho. No entanto, no final de 2014 foram publicadas alterações onde só tem direito ao PPS quem se classifica nas seguintes situações:

• Estar empregado no país;
• Candidatar-se a obtenção da carteira de motorista ou na alteração pela carteira de motorista irlandesa;
• Ser responsável pela conta de água da sua residência.

Mas isso muda algo no processo de obtenção do visto?

Não, não há alteração alguma. Aliás, anteriormente não era necessário ter o PPS para tirar o visto e isso continua funcionando da mesma forma.

E qual o processo de obtenção do PPS?

Por ser cidadão não-europeu, você precisará apenas apresentar o seu passaporte e um comprovante de residência. Verifique aqui se você se encontra em outra categoria. Embora especule-se que seja necessário, também, uma carta da empresa que pretende te contratar, no site do governo essa informação não é citada.

O passo seguinte é se registrar e agendar um horário utilizando-se do MyWelfare website. Uma vez realizado o agendamento, o próprio site te informará em qual endereço você deverá se dirigir, com os documentos em punho.

Após a entrega dos documentos, o prazo de entrega do número varia de 3 a 5 dias úteis. Ele será enviado diretamente para o endereço do solicitante.

pps

www.mywelfare.ie

Mudanças desde 2013

O Departamento de Proteção Social (DSP) viu com a necessidade de ampliar os números do PPS por conta do esgotamento no estoque remanescente de números utilizáveis. Desde então, os novos formatos possuem 9 dígitos: 7 números, seguidos de 2 letras. Para pessoas físicas, a segunda letra no número PPS é ‘A’ – por exemplo, 1234567FA.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@e-dublin.com.br

Avatar
Carol Braziel, Carolina Braziel é formada em Relações Públicas e pós-graduada em MKT pela ESPM|Brasil. Com mais de seis anos de experiência em MKT, decidiu vivenciar o sonho de morar na Europa, mais precisamente na terra dos Leprechauns. Apaixonada incurável por viagens, tem como vício a leitura e pesquisa sobre destinos, curiosidades e roteiros de viagens pelo mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar