Pra onde ir! Auschwitz, Polônia

Pra onde ir! Auschwitz, Polônia

Ávany França

6 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Continuamos nossa viagem pelo Leste Europeu e, depois de Budapeste, na Hungria, e nossa empreitada pelos guetos de Cracóvia, na Polônia, vamos hoje conhecer Auschwitz, nesse mesmo país.

Para quem assistiu a Lista de Schindler, A Vida é Bela, Olga e outros filmes que retratam a fúria do Sr. Adolfo Hitler e do nazismo, ir a Auschwitz é como reviver muitas das cenas desses filmes.

© Silentstar65 | Dreamstime.com

Auschwitz é conhecido como o maior campo de concentração nazista do mundo. © Silentstar65 | Dreamstime.com

Auschwitz é conhecido como o maior campo de concentração nazista do mundo. Símbolo da repressão, intolerância e extermínio. Durante a existência do campo (1940-1945), estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas tenham sido mortas. A maioria judeus, mas também intelectuais poloneses e prisioneiros de guerra.

Visitar Auschwitz é ter uma aula de história a céu aberto, uma história triste, pesada, real e perversa. Precisa ter estômago para pisar lá.  Auschwitz, está localizado na cidade de Oswiecim. É composto por três campos: Birkenau I, Birkenau II e Monowitz (esse não é aberto à visitação).

Para chegar ao campo, você precisa primeiro chegar a Krakow (Cracóvia), na Polônia, a cidade com melhores opções.

Você pode optar por ir sozinho (carro, trem ou ônibus) ou ir com grupos organizados pelas inúmeras agências espalhadas pela cidade. Minha recomendação é que vá em grupo. Você gastará cerca de 20 euros a mais, mas será compensado por algumas comodidades, incluindo guia e circular entre os dois campos de ônibus.

Antigo campo de extermínio nazista e agora um museu.© Dinosmichail | Dreamstime.com

Antigo campo de extermínio nazista e, agora, um museu. © Dinosmichail | Dreamstime.com

Outro motivo que faz a presença do guia indispensável é que, como os dois campos são imensos, sozinho você perderá muito tempo tentando procurar pelos pontos mais importantes.

A visita começa por Birkenau I e segue para Birkenau II, a 3 km de distância (20 minutos a pé). Nos dois campos, a entrada é gratuita.

Preço do passeio? A maioria das agências na Cracóvia cobra cerca de 25 euros. A mais barata que encontrei foi a Crakow City Tour, por 21 euros, com desconto para quem faz o FREE TOUR.

O passeio para Auschwitz dura, em média, 6h, considerando o pacote das agências. A viagem entre a Cracóvia e Oswiecim dura, aproximadamente, 1h, e a visita a cada campo, uma média de 1h30.

O interior de um quartel mostrando como os prisioneiros estavam alojados em beliches no campo de concentração.© Thomas Wyness | Dreamstime.com

Alojamento dos prisioneiros no interior de um quartel no campo de concentração. © Thomas Wyness | Dreamstime.com

Para quem vai sozinho, há tickets para a cidade de Oswiecim que podem ser comprados facilmente na estação de trem central da Cracóvia. Saídas de uma em uma hora.

Também existe a opção de ir de ônibus. A estação fica exatamente ao lado da estação de trem. Não esqueça de optar pelo ônibus Oswiecim-Museum, que o deixará na porta do campo.

Se você optar por fazer a visita por conta própria, terá, ainda, a opção de pagar pelo guia do museu, o custo de 20 euros. Guia em inglês apenas às 10h30, 11h30 e 1h15.

Auschwitz está aberto o ano todo, mas com diferença de horários. Antes de ir, visite a página do site para não ficar na mão.

As visitas organizadas pelas agências ocorrem, geralmente, entre as 9h e 9h30, todas as manhãs. Muitas vezes, o guia o buscará no hotel ou hostel. Pela Crakow City Tour, também e possível fazer a visita às 12h15.

Avatar
Ávany França, Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar