Quanto você vai pagar pelo transporte público em Dublin?

Quanto você vai pagar pelo transporte público em Dublin?

Elizabeth Gonçalves

8 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Certamente você já se fez essa pergunta… Afinal, quanto custa o transporte público na capital irlandesa?

Quanto custa o transporte público em Dublin? Foto: Shutterstock

Quanto custa o transporte público em Dublin? Foto: Shutterstock

O planejamento de gastos é um dos pontos mais importantes na organização do intercâmbio. Com os elevados preços dos aluguéis em Dublin, principalmente na região central da cidade, onde a maioria das escolas e empresas está localizada, muitos estudantes optam por morar em bairros mais distantes e utilizar diariamente os meios de transporte públicos para se locomover. Porém, dependendo da distância, o gasto com transporte pode pesar no orçamento dos intercambistas que trabalham ou estudam longe de casa.

2019 começou com melhorias no sistema de transporte

Apesar de eficiente o sistema de transporte na capital irlandesa, não é perfeito. Atrasos e inconsistência nos painéis de horários são as principais reclamações dos usuários. No entanto,  a  National Transport Authority (NTA), responsável pelo transporte público na Irlanda, está sempre disposta a melhorar a qualidade do sistema. Um bom exemplo desse approach é a inclusão da nova rede chamada de Go-Ahead Ireland que, a princípio contemplará nove linhas, 17, 104, 114,161,220,236,238,239 e 270, porém deve ser estendida para pelo menos 50 rotas pela capital Dublin.

Go Ahead é o novo serviço de ônibus em Dublin e promete menos atrasos e eficiência. Foto: E-Dublin

Go Ahead é o novo serviço de ônibus em Dublin e promete menos atrasos e eficiência. Foto: E-Dublin

O novo serviço tornará algumas rotas, antes problemáticas, muito mais eficientes. A exemplo de áreas como Blackrock,  Maynooth e Leixlip. Apesar de ter entrado em vigor oficialmente no dia 20 de janeiro de 2019, o serviço já estava em teste desde setembro de 2018. Para os usuários, nada muda, já que as tarifas são as mesmas do Dublin Bus, assim como o uso do Leap Card, Free Travel Pass, Dublin Bus Rambler tickets e TaxSaver tickets, todos aceitos nas rotas operadas pela Go Ahead Ireland.

Comece adquirindo o seu Leap Card para economizar

O Leap Card  é um cartão pré-pago que é uma espécie de Bilhete Único local. Quando se fala na tarifa de transporte público em Dublin, vale primeiro considerar que o sistema de cobrança é diferente do Brasil, onde as tarifas têm preço único, independente do itinerário. Por aqui, esse valor varia de acordo com a distância viajada.

Para facilitar a cobrança, os itinerários dos ônibus, Luas e Dart (trens metropolitanos) são divididos em zonas. Assim, quanto menor o número de regiões, menor o valor da tarifa paga pelo passageiro.

Em Dublin as tarifas sofrem aumento todo final de ano, e as novas tarifas foram anunciadas na primeira semana de dezembro de 2018. Como segue abaixo.

newfares

new fare 1

Quem utiliza os ônibus com frequência, sabe como os custos podem ser altos no final do mês quando não se usa o Leap Card. Uma viagem de até três regiões agora custa 2,15 euros em dinheiro ou 1,55 no cartão pré-pago. No caso de viagens mais longas, com mais de treze regiões, o valor sobe para 3,30 euros em dinheiro, ou 2,50 no cartão. Os mesmos valores valem para estudantes.

leap card fares

Valores das tarifas pagas utilizando o Leap Card. Fonte: Dublin Bus

Como você deve ter observado, adquirir um Leap Card é bem vantajoso, já que além dele oferecer descontos nas tarifas de transporte, também evita o inconveniente de ter que andar sempre com moedas no valor exato da condução, já que os ônibus da cidade não aceitam cédulas e também não dão o troco na hora.

Quanto você vai pagar pelo Luas?

luas

No caso do Dart, as tarifas são mais elevadas e os preços podem ser consultados online antes de você sair de casa.

dart

Mais Economia

Como você já observou, adquirir um Leap Card é bem vantajoso para o bolso na hora de utilizar os meios de transporte público de Dublin. A boa notícia é que os estudantes que são usuários frequentes do transporte da cidade conseguem economizar ainda mais.

Foto: Luas.ie

Leap Card para estudantes possui tarifas ainda mais baixas. Foto: Luas.ie

Tanto os ônibus quanto o Luas e o Dart possuem pacotes semanais e mensais disponíveis para os passageiros. Além do preço bem mais baixo ainda há a vantagem de poder fazer viagens ilimitadas.

semanal]

Para adquirir o Rambler (um pacote pré-pago de passagens) é necessário possuir um Leap Card e se dirigir a um ponto de recarga do bilhete. Não se esqueça de especificar para o atendente que você quer o serviço, caso contrário seu cartão será recarregado apenas para viagens individuais.

Para saber como adquirir o Student Leap Card, clique aqui.

Imagem de capa via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@e-dublin.com.br

Avatar
Elizabeth Gonçalves, Elizabeth Gonçalves é jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar