Roteiro dos endereços assombrados da Irlanda

Roteiro dos endereços assombrados da Irlanda

Colaborador E-Dublin

12 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

O E-Dublin quer saber: Você, algum dia, já deu de cara com um fantasma?

shutterstock_381337633

Você já viu um fantasma por aqui? Crédito: Shutterstock

Essa pergunta foi feita na página do Dublin Paranormal Investigations (DPI) no Facebook. “No lugar onde trabalhava em Bray, na Irlanda, enxerguei um homem com as características de uma pessoa que já havia morrido naquela casa”, declarou uma estudante irlandesa em um dos comentários.

Apesar de dividir opiniões, alguns grupos têm levado a sério os estudos sobre evidências paranormais na Ilha, repleta de castelos, lugares antigos e histórias envolvendo muito mistério.

Investigações Paranormais em Dublin

Composto por integrantes oriundos de diferentes áreas, quatro caçadores de fantasmas resolveram se unir diante do interesse sobre atividades paranormais e criaram o DPI. Atualmente, o grupo tem sede em Dublin, mas realiza estudos em outras cidades na Irlanda. Derek Johnson, um dos fundadores, se descreve como um amante do assunto desde a infância. Ao lado de Helen Kiernan, eles deixam claro no site do grupo o compromisso em buscar explicações científicas para eventos envolvendo evidências de vida após a morte. “Eu sou cética, mas com a mente aberta e um saudável respeito por coisas que ainda não conheço”, disse Helen.

O objetivo do trabalho desenvolvido por eles é explorar e fazer uma análise, buscando uma explicação que consideram razoável para esses fenômenos. Um dos diferenciais do grupo é o fato de realizarem uma pesquisa independente, sem a pressão por provas imediatas, focando no esforço para a manutenção de um arquivo onde esses eventos são documentados para futuros estudos. Eles percorrem ruínas de castelos e residências nas quais são convidados para investigarem atividades ainda não explicadas, como a aparição de vultos, objetos que se movem sozinhos ou qualquer ocorrência incomum.

O Ghosthunt Ireland também é outro grupo formado por caçadores de fantasmas na Irlanda. Com quase dez anos de existência, eles possuem um arquivo rico em evidências de atividades de supostos espíritos entre os mortais. A fundadora do grupo, Breda Duggan, revela em seu site que tudo começou quando ela convidou a família para passar a noite em um local considerado assombrado. Após rever as imagens gravadas, Breda diz que tiveram a certeza de que eles realmente não estavam sozinhos no local. O vídeo, intitulado “Shadow in the Room” está disponível no site. Nenhum dos grupos cobra pelo serviço e ambos prometem manter sigilo sobre informações de investigações privadas.

Endereços assombrados da Irlanda

Malahide Castle: O Castelo de Malahide fica a cerca de 16 Km do centro de Dublin. Pertenceu à família Talbot durante cerca de 790 anos e também é alvo de curiosos a respeito de seus fantasmas. Segundo uma lenda local, ele seria habitado por pelo menos três diferentes fantasmas. Todos estão envoltos por histórias de amor proibido, não correspondido, poder e assassinatos. No século XV, o bobo da corte Puck, que por tantos anos alegrou o castelo, foi assassinado em uma noite de neve. Puck teria sido punido por um amor que não poderia acontecer diante dos padrões da época, mas antes de partir ele teria prometido assombrar o lugar.

Há menos de 40min de Dublin o Malahide Castle é um dos castelos assombrados da Irlanda. Foto: Júlia Paniz

Há menos de 40min de Dublin o Malahide Castle é um dos castelos assombrados da Irlanda. Foto: Júlia Paniz

Além dele, o fantasma de Sir Walter Hussey também teria sido visto assombrando o castelo. Lord Galtri, como era conhecido, morreu em uma batalha no dia em que iria se casar. Sua noiva acabou tornando-se esposa de um de seus inimigos logo após a sua morte – e pelo visto ele resolveu assombrar o casal. O terceiro fantasma seria de Miles Corbett. Ele foi enforcado como pena de seus crimes. Segundo a lenda, ele aparece com as vestes de um soldado, desmanchando-se em quatro pedaços logo após aparecer para alguém. Por essas e outras, o castelo é considerado um dos sítios mais fantasmagóricos da ilha.

Kilmainham Gaol, uma das prisões mais assustadoras da Irlanda. Crédito: Shutterstock

Kilmainham Gaol, uma das prisões mais assustadoras da Irlanda. Crédito: Shutterstock

Kilmainham Gaol: A antiga cadeia, que carrega o peso de diversas execuções, também é considerada um lugar carregado de mistérios. Diversos depoimentos já revelaram que eventos estranhos podem ser percebidos constantemente por lá: luzes que ligam sozinhas, passos e vozes fantasmagóricas e a sensação de estar sendo observado são informações reveladas por algumas pessoas.

Renvyle House Hotel, Galway: Um hotel histórico rural, com uma magnífica vista para o Atlântico, também é alvo de especulações sobre relatos de vida após a morte. Muitos acreditam que espíritos costumam circular pelo lugar, assombrando quartos e corredores. As primeiras evidências teriam sido registradas pelo médico irlandês Oliver St. John Gogarty, que comprou o prédio em 1917.

Já pensou em se hospedar em um hotel e ter companhia de seres do além? Fonte: Divulgação

Já pensou em se hospedar em um hotel e ter companhia de seres do além? Fonte: Divulgação

Castelo Leslie, Co. Managhan, Irlanda: Luxuoso hotel com 20 quartos. De acordo com alguns relatos, um monge teria sido visto algumas vezes no salão de banquetes. Além dele, o fantasma de Norman Leslie, que morreu durante a guerra de 1914, também teria aparecido por lá.

Os castelos irlandeses são os destinos mais prováveis de atividades paranormais. Fonte: Divulgação

Os castelos irlandeses são os destinos mais prováveis de atividades paranormais. Fonte: Divulgação

Ballyseede Castle, Co. Kerry, Irlanda: O castelo foi construído no século XVI e hoje abriga um sofisticado hotel. Os mais corajosos podem ir até lá e tentar encontrar o fantasma de Hilda que, segundo os relatos, se mostra uma hóspede muito simpática. Hilda costuma aparecer todo dia 24 de Março, data comum em todos os depoimentos.

Para os mais corajosos, em Dublin é possível fazer um tour por locais assombrados. Fonte: Divulgação

Para os mais corajosos, em Dublin é possível fazer um tour por locais assombrados. Fonte: Divulgação

Dublin Ghost Tour: Quem estiver passeando por Dublin também pode conferir alguns pontos supostamente assombrados pegando carona no Dublin Ghost Tour. A visita dura em torno de 2 horas e 15 minutos. O preço médio é de 25 euros. Mais informações no site.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@e-dublin.com.br

Avatar
Colaborador E-Dublin, Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do E-Dublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no E-Dublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar