Ryanair volta a liberar apenas uma mala por passageiro na cabine

Ryanair volta a liberar apenas uma mala por passageiro na cabine

Duda Gruppi

1 ano atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Viajantes de plantão, fiquem atentos! A partir de 1 de novembro, a Ryanair voltará a permitir apenas uma bagagem por passageiro dentro da cabine.

Ryanair volta atrás em política de bagagens e desaponta. Fonte: © Tupungato | Dreamstime

Ryanair volta atrás em política de bagagens e desaponta. Fonte: © Tupungato | Dreamstime

Até hoje, qualquer passageiro da irlandesa Ryanair podia viajar com duas bagagens de mão na cabine, – geralmente uma bolsa ou mochila e uma mala pequena (55 x 40 x 20 cm – regra da companhia). Como os aviões da frota, que têm em média 189 lugares e capacidade para apenas 90 malas, têm viajado cada vez mais cheios, a empresa se viu obrigada a alterar as regras.

No passado, como parte do programa da empresa chamado “Always Getting Better”, a Ryanair passou a permitir que seus passageiros levassem nos voos uma mala e uma bolsa de mão, sacola de compras ou mochila para computadores pequenos, sem custos adicionais.

Segundo a Ryanair, a alteração da medida se deu devido ao grande volume das malas que as pessoas tentavam embarcar, abusando, assim, do benefício, o que passou a provocar muitos atrasos em seus voos.

O que diz a “nova” política de bagagens da Ryanair

A partir do próximo dia 1 de novembro, somente os passageiros com “embarque prioritário” – aqueles que pagam o valor extra de 5 euros na hora da compra das passagens, para poder escolher a poltrona – terão direito de embarcar com as duas bagagens. Quem optar por não pagar essa taxa extra, precisará despachar a mala maior para o porão — com os mesmos requisitos de tamanho anteriores. Porém não pagarão mais por isso, garantiu Kenny Jacobs, responsável de marketing da empresa.

ryanair1

Fique de olho nas novas regras! Foto: Reprodução

“Estamos fazendo estas alterações porque nossos voos estão cada vez mais cheios. Há muitas pessoas que levam duas malas muito grandes e ocupam o espaço de outra pessoa. Não queremos mais ter que continuar a policiar as bagagens na área de embarque, gerando mais atrasos”, explicou.

“Esta alteração das regras custará à Ryanair mais de 50 milhões de euros por ano em taxas de bagagem reduzidas. Mesmo assim, acreditamos que o fato de oferecermos taxas mais reduzidas para a bagagem de porão despachada também irá encorajar mais clientes a despacharem suas malas”, completou Jacobs.

O que não mudou?

– Continua permitido 1 volume por passageiro para compras no DutyFree;
– As malas de crianças de colo podem ter apenas 5 kg cada;
– Para equipamentos médicos, a companhia deve ser notificada com antecedência pelo telefone 01-2480858.

O dilema dos assentos

assentos

Seleção de assentos também tem novas regras.

Outra medida que tem deixando muita gente descontente, é a estratégia da Ryanair em liberar os assentos gratuitos para check in apenas dois dias do embarque. Antes, uma vez o check in era aberto e realizado, o passageiro teria o número do assento liberado. Para passageiros viajando em grupo, os assentos eram naturalmente alocados próximos um do outro. Recentemente, isso deixou de ser uma realidade e constantemente surgem reclamações no Twitter e outras redes sociais, de passageiros que comparam passagens juntos e que foram alocados em assentos distantes. Assim como a impossibilidade de fazer o check in com antecedência sem ter que pagar um valor extra pelo assento.

Cancelamento de voos

Está semana a companhia tem criado um caos com o cancelamento de mais de 50 voos diários – muitos sem aviso prévio. Se você tem passagem reservada para as próximas semanas, não deixe de acompanhar o site da Ryanair, já que, ao que parece, o dilema dos cancelamentos deve continuar até o próximo mês.

*os valores podem variar de acordo com a distância dos voos e durante a temporada de verão

Revisado por Tarcisio Junior / Imagem de capa via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@e-dublin.com.br

Avatar
Duda Gruppi, Cidadã do mundo, produzir eventos e escrever são bem mais que sua profissão. Apaixonada por viagens, adora conhecer novas histórias e novos sabores.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar