Tarifas do transporte em Dublin sofrem reajuste

Tarifas do transporte em Dublin sofrem reajuste

Elizabeth Gonçalves

11 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Se você utiliza os meios de transporte público em Dublin, vale ficar atento, já que os valores sofreram reajustes que entraram em vigor a partir de dezembro de 2018.

De acordo com o National Transport Authority (departamento de transportes irlandês), as novas tarifas abrangem tanto o sistema de ônibus, quanto o Luas e o Dart. Segundo o órgão, a boa notícia é que em alguns trechos, ao invés de subir, as tarifas ficam mais baratas.

Tarifas do Dublin Bus sofrem reajuste. Foto: Juan Antonio Barros Moreno | Dreamstime

Tarifas do Dublin Bus sofrem reajuste. Foto: Juan Antonio Barros Moreno | Dreamstime

Dublin Bus

As tarifas do Dublin Bus, por exemplo, sofreram um aumento de 5.3% para passageiros que pagam em dinheiro viagens entre 4 e 13 paradas. Assim, os preços sobem de 2,85 para 3 euros. No caso de pagamento realizado com o Leap Card, o reajuste para o mesmo trecho é de 4.7%, subindo de 2,15 euros para 2,25.

Por outro lado, as passagens para viagens mais longas, ou seja, para trechos superiores a 13 paradas, ficaram mais baratas para quem utiliza o Leap Card, caindo de 2,60 para 2,50 euros. Para quem paga em dinheiro, o valor permanece o mesmo, 3,30 euros.

Confira a tabela atualizada com os novos valores do Dublin Bus abaixo:

newfares

Reprodução: National Transport Authority

new fare 1

Reprodução: National Transport Authority

Luas

Quem utiliza o Luas vai sentir no bolso o preço das novas tarifas. Os valores subiram entre 2,4% e 3,4% para quem realiza o pagamento com o Leap Card e em dinheiro.

Outra mudança é que, para simplificar as cobranças, a partir de agora não haverá mais distinção de preços para jornadas realizadas dentro e fora de horário de pico, sendo cobrada uma tarifa única por trecho.

Confira os novos valores para o Luas:

luas

Reprodução: National Transport Authority

Trens

De acordo com o National Transport Authority, usuários do Dart para trechos curtos verão uma redução no custo mensal, com as passagens caindo em torno de 6% (de 154 para 145 euros/mês).

Confira os valores do Dart em vigor desde 3 de dezembro:

Reprodução: National Transport Authority

Reprodução: National Transport Authority

Por outro lado, as passagens de trens entre cidades ficam mais caras – os reajustes variam entre 8.2% e 11.1%.

Economize com o Leap Card

Como não dá para escapar do aumento, uma boa dica para economizar é deixar de pagar a tarifa em dinheiro e aderir ao Leap Card. Além de sofrer reajuste menor, este cartão é considerado o meio de pagamento mais econômico, sem falar que você não precisa se preocupar em sempre carregar moedas na carteira, já que os ônibus não aceitam pagamentos em cédulas.

Leap Card é método mais econômico de pagamento nos transportes públicos irlandeses. Foto: Daily Edge

Leap Card é método mais econômico de pagamento nos transportes públicos irlandeses. Foto: Daily Edge

Para se ter uma ideia, a mais barata nova tarifa do Dublin Bus para quem pagar em dinheiro é 2,15 euros, já para os usuários que possuem o cartão, o valor do mesmo trajeto custaria 1,55 euros. Isso sem falar na praticidade, pois basta inserir crédito para utilizá-lo nos ônibus, Luas e Dart – assim como os bilhetes únicos que muitas cidades do Brasil utilizam. Para quem não quer passar apuros caso esqueça de abastecer o cartão, ainda pode utilizar o app Leap Card Top Up.

Novas rotas em Dublin com o Go Ahead Ireland

Mas, 2019 também traz boas novas para o transporte em Dublin. A  National Transport Authority (NTA), responsável pelo transporte público na Irlanda, está sempre disposta a melhorar a qualidade do sistema e lançou em janeiro a nova rede chamada de Go-Ahead Ireland que, a princípio contemplará nove linhas, 17, 104, 114,161,220,236,238,239 e 270, porém deve ser estendida para pelo menos 50 rotas pela capital Dublin.

Go Ahead é o novo serviço de ônibus em Dublin e promete menos atrasos e eficiência. Foto: E-Dublin

Go Ahead é o novo serviço de ônibus em Dublin e promete menos atrasos e eficiência. Foto: E-Dublin

O novo serviço tornará algumas rotas, antes problemáticas, muito mais eficientes. A exemplo de áreas como Blackrock,  Maynooth e Leixlip. Apesar de ter entrado em vigor oficialmente no dia 20 de janeiro de 2019, o serviço já estava em teste desde setembro de 2018. Para os usuários, nada muda, já que as tarifas são as mesmas do Dublin Bus, assim como o uso do Leap Card, Free Travel Pass, Dublin Bus Rambler tickets e TaxSaver tickets, todos aceitos nas rotas operadas pela Go Ahead Ireland.

 

Atualmente, estima-se que há mais de 3 milhões de Leap Cards em circulação. Mesmo assim, a intenção do departamento de transportes é estimular cada vez mais o uso desse cartão. Outra vantagem é que o cartão também é válido em outras cidades na Ilha Esmeralda, podendo ser utilizado não só na capital, mas também em Limerick, Galway, Cork, Sligo, Athlone, Wexford e Waterford.

Imagem de capa via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@e-dublin.com.br

Avatar
Elizabeth Gonçalves, Elizabeth Gonçalves é jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar