Você sabe como o Irish Coffee surgiu?

Você sabe como o Irish Coffee surgiu?

Elizabeth Gonçalves

2 anos atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Famoso em diversos países ao redor do mundo, o Irish Coffee, ou café irlandês, é uma das bebidas mais tradicionais da Irlanda. Mas, você já parou para pensar como essa tradição de tomar café com uísque e creme surgiu?

Irish Coffee é uma das bebidas mais tradicionais da Irlanda. Foto: Bhofack2 | Dreamstime

Irish Coffee é uma das bebidas mais tradicionais da Irlanda. Foto: Bhofack2 | Dreamstime

Para isso, é necessário viajar no tempo até o ano de 1943, mais precisamente no aeroporto de Foynes, localizado no condado de Limerick, onde tudo começou. Naquela época, Foynes era um dos maiores aeroportos da Europa e o primeiro a receber voos transatlânticos na Irlanda, recebendo regularmente passageiros dos Estados Unidos que desembarcavam em hidroaviões.

No inverno de 1943, um voo decolou de Foynes com destino a Nova Iorque. Porém, devido às péssimas condições climáticas, o avião teve que retornar ao aeroporto para aguardar por condições mais seguras para voar novamente. Foi então que Joe Sheridan, qualificado chef do restaurante do aeroporto, foi chamado de volta ao trabalho naquela noite para preparar refeições para os passageiros.

Quando questionado se poderia preparar uma bebida quente para os passageiros que estavam com frio, Joe se inspirou e colocou um pouco de uísque de qualidade no café que seria servido. Agradecendo ao chef pelo saboroso café, um dos passageiros perguntou se o café utilizado era brasileiro. Joe respondeu que não, dizendo que aquele era Irish Coffee, enquanto colocava creme fresco no topo da bebida.

O irlandês Joe Sheridan inventou a bebida em 1943. Foto: Foynes Museum

O irlandês Joe Sheridan inventou a bebida em 1943. Foto: Foynes Museum

A partir de então, a bebida se tornou parte do menu oficial do restaurante no aeroporto. Foynes encerrou operações em 1945, assim, o restaurante foi transferido para o aeroporto de Shannon.

Da Irlanda para o mundo

O jornalista americano Stan Delaplane pode ser considerado a pessoa responsável por apresentar o Irish Coffee ao mundo. Em visita à Irlanda em 1951, ele experimentou a bebida no aeroporto de Shannon. Ao retornar para São Francisco, Delaplane tentou reproduzir a receita em conjunto com Jack Koeppler, proprietário do Buena Vista Cafe. Entretanto, ambos não foram bem sucedidos nas tentativas, já que não conseguiam acertar a textura do creme, que é um dos elementos fundamentais da bebida.

Assim, em 1952 Koeppler ofereceu a Joe Sheridan um cargo de barista no Buena Vista Cafe. O irlandês aceitou o cargo e a partir daí sua bebida começou a se tornar popular nos Estados Unidos. De lá, a fama se estendeu para outros países do mundo.

Mais de 2 mil Irish Coffee são servidos diariamente no Buena Vista em São Francisco. Foto: Svetlana Day | Dreamstime

Mais de 2 mil Irish Coffees são servidos diariamente no Buena Vista em São Francisco. Foto: Svetlana Day | Dreamstime

Estima-se que, anualmente, o Buena Vista sirva mais de dois mil Irish Coffees por dia. O recorde foi durante o Super Bowl de 1982, quando mais seis mil unidades da bebida foram servidas em um único dia. Em 2008, o restaurante entrou para o livro dos recordes após criar o maior Irish Coffee do mundo.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@e-dublin.com.br

Avatar
Elizabeth Gonçalves, Elizabeth Gonçalves é jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar